domingo, 22 de novembro de 2015

Tutorial de Chroma key com VSDC Free Vídeo Editor

Vamos aprender neste tutorial a utilizar o efeito visual chamado de Chroma key utilizando o VSDC.

1 - Primeiro, abra o aplicativo VSDF Free Vídeo Editor. Neste tutorial utilizamos a versão 3.3.

2 - Após aberto, acesse a opção PROJECTS - NEW PROJECTS.


3 - Nesta tela, faça as configurações desejadas para o vídeo ou deixe no modo padrão.


4 - Após isso, será aberto a tela inicial. Nesta mesma tela, primeiro vamos adicionar a IMAGEM que ficará no fundo do vídeo (background).


5 - Altere a duração da imagem de acordo com o tamanho do vídeo. Este valor pode ser alterado depois, caso tenha necessidade. 


6 - Feito a escolha da imagem e ajustando no tamanho da "tela preta", agora importe o vídeo em que fará parte do cenário.


7 - Não precisa fazer alteração na tela de configuração, caso já tenha pré-determinado a duração na IMAGEM.


8 - Agora, localize a opção "COLOR". Na próxima tela, clique na paleta com botão "ESQUERDO" e mantenha pressionado. Agora arraste a paleta até a parte verde do vídeo. Note que o quadro "NEW" vai ficar com a coloração igual do vídeo. Feito isso, clique em OK.

Localização da opção Color

Paleta de cores

9 - Para remover o fundo verde, agora acesse a opção EDITOR - VÍDEO EFFECTS - TRANSPARENCY - BACKGROUND REMOVER. 


10 - Com essas opções, você vai remover as poucas partes VERDES que ficaram no vídeo. Altere a numeração como desejar, para mais ou para menos até ficar praticamente ou sem pixels verdes. Cuidado para não acabar removendo cores do vídeo original.


11 - Vamos exporar agora o vídeo editado. Acesse a opção PROJECTS - EXPORT PROJECT.


12 - Nesta tela, você poderá escolher o local onde salvar, formato do vídeo, dentre outras opções. Fique a vontade para configurar. Neste tutorial, utilizamos o profile H264. Agora, clique em CONVERSION - START CONVERSION para finalizar o projeto.



Agora, assista também o vídeo que foi feito para criação deste tutorial. Espero que gostem.





Lei da TV Paga - Lei 12.485

 Lei da TV Paga - Lei 12.485




          De modo resumido, a Lei 12.485 tem como objetivo aumentar a oferta de conteúdo nacional a ser exibido na TV paga. Os canais passam a ter a obrigação de dedicar 3 horas e 30 minutos semanais de seu horário nobre à transmissão de conteúdos audiovisuais brasileiros. A lei também estabelece limites para publicidade na TV paga, que é de 25% do horário da programação diária (já existia na TV aberta).

           Em mais o menos 4 anos que a lei estar em vigor, não há muitos elogios sobre a sua implantação. Muitos canais ficaram piores. No horário nobre é possível perceber a grande quantidade de reprises de filmes nacionais. A lei visava a produção de conteúdo independe, mas não é o que ocorre. Falhas na fiscalização comprometem o conteúdo na TV por assinatura. Os canais reprisam o mesmo filme por 2 ou 3 vezes por semana apenas para cumprir a cota.

          O assinante não ganha exatamente nada com a lei. A promessa de que a lei traria melhor infraestrutura por conta das operadoras, não houve até a data, ou se houve, está em baixa escala, porque ainda temos uma rede precária. Além do mais os assinantes são forçados a assistir o conteúdo indesejado (muito das vezes), por conta da cota exigida pela lei. O conteúdo é pago com a intenção de ser autonomia de conteúdo e todos são pegos de surpresa com a Lei.

          No meio de todo este problema, também existem boas opção de animações com produção Brasileira, que valem a pena serem assistidas.


Lista de 10 desenhos animados produzidos no Brasil.


Fudêncio e Seus Amigos


Sinopse: É comédia da MTV Brasil. A essência do desenho é a crítica social e o politicamente incorreto, o que faz com que o desenho seja recomendado a maiores de 14 anos. O personagem de maior destaque é Conrado, um caqui que é sempre confundido com um tomate, e sempre se envolve em confusões, dando-se mal no final de todas as histórias.

Produtores: Thiago Martins e Marco Pavão.

Exibição: MTV Brasil.


Meu Amigãozão


Sinopse: Meu Amigãozão é uma série brasileira com co-produção canadense criada por Claudia Koogan Breitman e Andrés Lieban. Seus personagens principais são: Yuri, Golias, Lili e Nessa, Matt e Bongo. Em cada episódio, por meio de brincadeiras, as crianças concretizam seus desafios em lugares e situações fantásticas.

Produtora: 2D Lab Breakthrough Animation.

Exibição: Discovery Kids.

Turma da Monica


Sinopse: Baseada nas histórias em quadrinho da Turma da Mônica este desenho é muito famoso no Brasil e conta a história de uma turminha de crianças que passam por diversas aventuras no Bairro do Limoeiro. Seus principais personagens são: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento

Produtora: Maurício de Souza Produções

Exibição: Rede Globo e Cartoon Network




Sitio do Pipa-Pau Amarelo


Sinopse: Produzida pela TV Globo entre 2001 e 2007, a série revive toda a fantasia criada pelo escritor Monteiro Lobato, em capítulos diários de 15 minutos, completando uma história por semana. A proposta desta versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo para a tevê é atualizar a obra de Lobato com a máxima fidelidade aos textos.

Produtora: TV Globo.

Exibição: TV Cultura.



Escola Pra Cachorro


Sinopse: Escola para Cachorro é uma coprodução entre a produtora brasileira Mixer e a canadense Cité-Amérique. Destinada a crianças de 3 a 7 anos, a animação conta com 26 episódios e está sendo transmitida em 30 países. É uma série altamente educativa, cujo roteiro apresenta a história de cinco simpáticos cachorrinhos, Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro. Além de brincar e se divertir, os amigos também vão à escola todas as manhãs.

Produtora: Mixer

Exibição: Nick Jr.

Irmão do Jorel


Sinopse: A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. O filho mais novo conhecido apenas pelo nome de "Irmão do Jorel" é ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho Jorel. Junto de sua família composta por seus dois irmãos mais velhos, seu pai, sua mãe, suas duas avós e seu cachorro eles vivem situações típicas de uma família brasileira no final da década de 80.

Produtora: Copa Studio.

Exibição: Cartoon Network


Tromba Trem


Sinopse: Uma turma de animais composta por Gajah, um elefante indiano que após um acidente perdeu a memória indo parar no Cerrado,Duda, uma tamanduá vegetariana que se torna amiga dele e uma colônia de cupins cuja rainha acredita ser de outro planeta viaja num trem a vapor pela América do Sul, atrás de um misterioso dirigível. A cada episódio eles conhecem um novo lugar e um novo personagem.

Produtora: Copa Studio

Exibição: Cartoon Network

Zica e os Camaleões


Sinopse: Zica é uma adolescente de 14 anos que se sente preto e branco em um mundo colorido. Alternativa, se preocupa com o futuro e questiona o estilo de vida de seus pais e de alguns colegas de escola. Zica procura assimilar o período de transição que vive através de sua arte: ela grafita, escreve e compõe músicas com sua banda formada com seu melhor amigo Gui e o baterista Batata. Quando está só em seu quarto ela costuma conversar e refletir com seus três Camaleões de estimação.

Produtora: Cinema Animadores e TV Brasil

Exibição: TV Brasil.



Anabel


Sinopse: A série gira em torno das aventuras da personagem título Anabel, uma menina solitária que adora ler. Anabel é uma típica garota brasileira que mora no Rio Grande do Sul da década de 30. Apesar de ser uma garotinha Anabel está sempre em meio a aventuras fantásticas e sobrenaturais ao lado de criaturas da imaginação.

Produtora: Martinelli Produções.

Exibição: TV Brasil.


As Aventuras de Gui & Estopa


Sinopse: As Aventuras de Gui & Estopa é uma série de desenho animado criada pela animadora e escritora Mariana Caltabiano, e baseada no filme de mesmo nome lançado em 2008. A série narra as desventuras de Gui e Estopa, dois jovens cães antropomórficos e seus amigos a cadela Cróquete, o pitbull Piti, a menina Fifi e o rato Riba.

Produtora: Mariana Caltabiano

Exibição: Cartoon Network.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aprenda a criar seu próprio videoclipe


Aprenda a criar seu próprio videoclipe


1 - Para iniciar, você deve ter instalado o aplicativo Wondershare Vídeo Editor. Neste tutorial, utilizamos a versão 4.8.0.

2 - Após instalar e executar o aplicativo, você encontrará a tela abaixo para configurações iniciais. Recomendamos você utilizar a opção "Modo Completo" conforme imagem, para acesso a maiores opções dentro do aplicativo.

Tela de Boas Vindas

3 - Após sua seleção de Modo, a tela inicial do aplicativo será aberta. Nesta tela, vamos utilizar primeiramente a opção para importar os arquivos. Basta clicar  no item conforme mostra na imagem e selecionar os arquivos que utilizará na edição. Lembrando que você pode adicionar quantos arquivos quiser. Vamos importar um vídeo e um áudio para começar.

Importando Arquivos

4 - Quando for importando os arquivos, eles vão aparecer na sua área de trabalho.

Arquivos Importados

5 - Selecione os arquivos que você importou e arraste para "Linha do Tempo". Você pode fazer um de cada vez, até que sejam carregados.

Colocando os arquivos na Linha do Tempo

6 - Como neste tutorial, iremos fazer um videoclipe, devemos remover o áudio original do vídeo, para que possamos sincronizar a música desejada com o vídeo. Para isso, basta clicar com botão direto do mouse sobre o vídeo, que está na Linha do Tempo e "Remover Áudio".

Removendo áudio original do vídeo


7 - Agora, você utilizará a ferramenta "Tesoura" para dividir o vídeo em várias partes, até que ele fique exatamente do tamanho da música desejada. Vale lembrar, que você deve remover apenas as partes relevantes do vídeo, para que o conteúdo final continue fazendo sentido (não vale cortar o vídeo apenas uma vez). Corte quantas vezes forem necessárias. As partes indesejadas, você pode eliminar. No exemplo abaixo, vou remover os cortes que fiz em vermelho.

Cortando o vídeo

8 - Ao finalizar os cortes você vai clicar na opção "Exportar" no canto direito da tela.

Exportando o arquivo para formato de vídeo

9 - Agora, na aba Formato, você vai escolher o formato do vídeo a ser salvo, nome do arquivo e onde deseja salvar. Depois basta clicar novamente em Exportar que o seu vídeo será gerado no caminho escolhido e pronto para ser utilizado.

Configurando os parâmetros de saída


Aproveite e assista como ficou o vídeo que foi feito durante a criação deste tutorial. Obrigado!








terça-feira, 10 de novembro de 2015

Subtitle Workshop – Aprenda a criar sua própria legenda para vídeos.

1 – Primeiro, você deve baixar o aplicativo Subtitle Workshop. Neste tutorial, utilizamos a versão 2.51.

2 – Abra o aplicativo através do atalho criado na sua área de trabalho ou na lista de programas.


Figura : Tela inicial do aplicativo.

3 – Agora, você deve clicar em <MOVIE> - <OPEN> e navegar até o diretório onde contem o vídeo que deseja legendar.




4 – Pronto, vídeo está carregado no aplicativo e proto para ser legendado. Para inserir as legendas, você deve clicar em <FILE> - <NEW SUBTITLE>.

Figura : Criação da Legenda

5 – Seguindo este caminho, agora você poderá inserir as legendas. Os principais campos para seguir em frente são:

SHOW: Determina a parte inicial que a legenda será exibida na tela. 
HIDE: Determina a parte final que a legenda permanecerá na tela
DURATION: Determina o tempo que a legenda permanecerá na tela.
* dica: Você pode apenas determinar o SHOW e HIDE, que automaticamente o campo DURATION será preenchido.

Figura : Inserido a Legenda e sincronizando o tempo.

6 – Cada trecho deve ser feito separadamente, então, para ir criando mais trechos de legendas para tornar mais dinâmico, você pode usar o caminho <EDIT> - <INSERT SUBTITLE>.

Figura : Criando novo trecho.

7 – Para finalizar, você pode escolher diversos formatos para salvar sua legenda, de acordo com o software em que for utilizá-la. Um formato de legendas comum é o SubRip (.srt). Para salvar, basta clicar em <FILE> - <SAVE AS...>. Na tela seguinte escolha o formato desejado e pronto, sua legenda está criada.
Figura: Salvando a legenda.